Argila Branca: um pó mágico para o rosto e para o cabelo

Pertencente à família dos minerais caulim, a argila branca é um dos materiais naturais mais antigos utilizados pelo homem. O seu outro nome, caulinita, refere-se à cidade chinesa de Kao-Ling, onde foi encontrada pela primeira vez. Pela sua composição, a argila branca é muito rica em minerais essenciais para a renovação celular como potássio, sódio, cálcio, magnésio e ferro.

É particularmente suave e, portanto, perfeitamente adequada para todos os tipos de pele, mesmo as mais sensíveis e propensas a reações cutâneas.

Além de ser muito fácil de utilizar, pode ser aplicada em todos os tipos de pele, e também no cabelo. Ao manuseá-la, lembra-te de usar utensílios de vidro ou madeira, por exemplo. Os utensílios de metal podem alterar as propriedades da argila.

Como MÁSCARA CAPILAR, a argila branca pode ser utilizada em cabelos secos ou oleosos para:

• promover a eliminação da caspa

• ajudar a acalmar o couro cabeludo sensível e especialmente seco

• ajudar a combater o prurido no couro cabeludo

• dar flexibilidade, leveza e volume aos cabelos

• ajudar a regular a produção de sebo e purificar o cabelo oleoso

• ajudar a proteger a fibra de queratina

Como preparar a máscara: basta misturar a argila branca com água morna até obter uma pasta cremosa, depois aplicá-la nas raízes, massajando o couro cabeludo por alguns segundos, e aplicar no comprimento com um pente fino. De seguida, deixar atuar por 15 minutos antes de enxaguar abundantemente com água limpa. Também podes finalizar com um hidrolato aromático. Esta máscara pode ser feita uma ou duas vezes por semana.

Como MÁSCARA FACIAL, os benefícios são múltiplos:

• ajuda a hidratar a pele: ao contrário da crença popular, ter pele oleosa não significa ter pele hidratada. A argila branca ajuda a reduzir o excesso de sebo e ajuda a fechar os poros enquanto retém a humidade da pele;

• elimina as impurezas e limpa: a pele fica alisada e a tez unificada

A pele frágil também precisa de ser esfoliada, mas com suavidade! A argila branca é um esfoliante suave que limpa perfeitamente sem irritar a pele delicada.

Como preparar: coloca uma pequena quantidade de argila branca numa tigela (não metálica), mistura com água mineral e adiciona algumas gotas de hidrolato de rosas ou néroli, que têm propriedades suavizantes e refrescam a pele. Deixa agir por 10 minutos e enxagua com um pano embebido em água morna, sem esfregar.

No corpo, para ajudar a remover as células mortas, podes aplicar a argila branca com uma textura tipo “lama” (bastante grossa). Enxaguar após dois minutos. Quando utilizas a argila para fazer uma máscara facial ou no corpo, não deixes secar e rachar para poderes aproveitar todas as suas vantagens. Se estiver seca antes de a retirares, remove a máscara e vaporiza um pouco de água floral na pele para a hidratar.

Outras utilizações da argila branca

A argila branca tem um forte poder de absorção. Também pode ser aplicada como antitranspirante e é a alternativa natural ao talco.

Surpreende-te: a argila branca pode ser usada além da pasta de dentes, na escova de dentes, para ajudar a clarear os dentes!

*fotografia e texto adaptado do blog centifolia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s