Sugestões para um Sono mais Reparador

Para um estilo de vida saudável, um sono reparador é fundamental. Os óleos essenciais e as essências florais podem ajudar-te a relaxar, a prevenir despertares nocturnos e a acalmar a “mente tagarela” com pensamentos dispersos, de forma a teres, assim, uma noite mais tranquila.

São vários os óleos essenciais que podem ajudar a aliviar o stress, a tensão e a ansiedade que te impedem de teres um noite de sono tranquila. “Qualquer um dos óleos classificados como sedativos poderá ser útil e, na verdade, é importante variar os óleos utilizados, sobretudo se for preciso estimular o sono por um período superior a uma ou duas semanas” (Patricia Davis):

óleo essencial de Laranja Doce – ajuda a promover o relaxamento e o sono; De acordo com a aromaterapeuta Patricia Davis “uma vez que o óleo de laranja é indicado para combater a insónia, pode-se alterná-lo com os de alfazema e néroli, bem como misturá-lo com qualquer um destes“;

óleo essencial de tangerina – um dos principais óleos anti-stress pelo seu odor sempre apreciado e pela sua ação relaxante e calmante;

óleo essencial de manjerona – bastante aquentador e reconfortante (Davis);

óleo essencial de alfazema – este óleo é excelente para ajudar a aliviar o stress e para favorecer um adormecer rápido e um sono reparador. “A insónia é um dos estados para o qual o óleo essencial de alfazema é a escolha mais indicada, sejam as suas causas um desconforto físico, desgaste mental, a ansiedade ou um cérebro excessivamente ativo à noite” (Patricia Davis);

óleo essencial de Vetiver – segundo a aromaterapeuta Patricia Davis, o óleo essencial de Vetiver é profundamente relaxante e ajuda a acalmar pensamentos dispersos.

óleo essencial de Camomila Romana – a camomila acalma o sistema digestivo e o sistema nervoso, o que significa que se a ansiedade e o nervosismo te impedem de dormir, este é um bom óleo essencial para adicionares ao teu spray de sono.

óleo essencial de verbena exótica – este óleo tem propriedades calmantes, sedativas e antidepressivas

óleo essencial de lavandim super – ajuda a induzir um sono calmo, apaziguante e reparador

Poderás escolher um deste óleos essenciais ou criar um sinergia. Para criares um “spray para relaxamento e sono tranquilo“*, adiciona 20 gotas de óleos essenciais a um frasco de 100 ml e enche-o com álcool. Agita bem e vaporiza a tua almofada/roupa de cama alguns minutos antes de dormires (exemplos de sinergias: vetiver + camomila romana ou verbena exótica + tangerina + lavandim super, etc.). Caso prefiras usar apenas um óleo essencial, experimenta adicionar 2 gotas de óleo essencial de alfazema no interior do colarinho do pijama ou fronha da almofada. Os banhos, antes da hora de dormir, com este óleo essencial, também são muito úteis. Outra opção: difunde óleo essencial de laranja doce ou lavandim super no quarto 30 minutos antes de ires dormir.

As essências florais ou vibracionais agem como catalisadores, ajudando-nos a retomar o equilíbrio. A combinação de essências florais Calm & Clear promove o relaxamento, a clareza, calma e paz; ajuda-te a descontraíres e a encontrares tempo para te conectares contigo mesma e relaxar, livre das pressões e cobranças externas. A essência floral Black-Eyed Susan** presente nesta combinação é útil para pessoas muito ativas, que têm dificuldade em dormir porque ficam a pensar sobre tudo o que têm de fazer e a fazer planos, sem conseguir diminuir o ritmo e descansar. A essência floral boronia é útil em casos de pensamentos obsessivos que impedem o relaxamento e a serenidade da mental. A essência floral Crowea é benéfica em situações em que não consegues dormir devido à preocupação ou quando te sentes fora de equilíbrio; esta tem um poder calmante e centralizador sobre o corpo e a mente. A combinação de essências florais Emergency também pode ajudar a relaxar durante períodos de stress emocional ou físico. A mistura de essências florais meditation, ajuda a aquietar o corpo e a mente.

Outras sugestões – Cria um ritual para dormir, assim desligas-te dos acontecimentos do dia e desfrutas de um momento de conexão:

  • Começa por criar uma atmosfera propícia ao relaxamento antes de dormir, através da difusão de óleos essenciais (30 minutos antes de dormir). Poderás optar pelo óleo essencial de tangerina, laranja doce, alfazema ou camomila nobre ou uma sinergia de óleos essenciais própria para o efeito;
  • Se te apetecer coloca uma música ambiente e vaporiza o teu rosto com o hidrolato de camomila ou néroli;
  • Faz um relaxamento, ou yoga ou uma meditação antes de adormeceres;
  • Aplica o roll-on sono na parte interna dos pulsos e respira profundamente enquanto levas os pulsos ao nariz. Faz 5 inspirações profundas;

Bibliografia/ Fontes/ informações:

Patricia Davis, Aromaterapia, Martins Fontes.

D. Baudoux, M. L. Breda, Óleos essenciais quimiotipados, Pranarôm.

*adaptada de natural living family with dr z and mama z

** Se precisas de alguma essência individual que não esteja na nossa loja online, entra em contacto connosco para o apoio@circulobio.pt

imagem:  Lux Graves

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