Óleo essencial de árvore-do-chá (tea tree)

Árvore-do-chá (Malaleuca alternifolia)

óleo essencial de árvore do chá também conhecido por tea-tree, “foi investigado pela primeira vez em 1923 na Austrália. Ensaios clínicos, realizados sobretudo na Austrália, comprovaram a sua eficácia no tratamento de uma vasta gama de estados infecciosos, sobretudo problemas fúngicos e cutâneos, como candidíase, acne e verrugas”. (Andrew Chevallier). Segundo a aromaterapeuta Patricia Davis, este O.E. é “activo no combate às três categorias de organismos infecciosos: bactérias, fungos e vírus”. 

“É também um óleo valioso em constipações, gripes. Se utilizado no banho ao primeiro sinal de constipação ou gripe, um dos seus efeitos é estimular uma intensa transpiração, o que de longa data é reconhecido pela naturopatia e outras formas de cura natural como uma excelente resposta às infecções. Com grande frequência, isso bastará para impedir o desenvolvimento de uma constipação ou gripe.” (Patricia Davis).

DICAS:

Infecções fúngicas e virais (pé-de-atleta, aftas, micoses, herpes, etc): 1 a 4 gotas em massagem sobre a pele (dependendo da área). por exempo para o Pé de atleta: Adicionar 3 gotas de óleo essencial de árvore do chá a 10 ml de um óleo base e aplicar. Para o Herpes labial: aplicar este óleo essencial (diluído num óleo base) com pancadinhas leves à primeira sensação de ardor que antecede o surgimento das erupções. “Algumas pessoas consideram-no mais eficaz quando previamente misturado a um pouco de álcool (a vodka cumpre bem essa função)” (Patricia Davis).

Problemas de pele: Adicionar 5 gotas de óleo essencial de árvore do chá a 1 colher de chá de creme-base e aplicar na pele 3 vezes por dia. Acne – Aplicar na zona afectada 1 gota de óleo essencial de árvore do chá diluída em 4 gotas de óleo de jojoba (Dominique Baudoux).

Catarro, sinusite e congestão – inalação de vapor (juntar 1 ou 2 gotas deste óleo a água acabada de ferver e inalar os vapores durante alguns minutos). Este óleo essencial é antiviral, por isso estes vapores também são benéficos para prevenir o contágio.

Constipação e gripe: aos primeiros sinais de constipação ou gripe tome um banho com 3 gotas de óleo essencial de árvore do chá antes de ir dormir (se a sua pele for sensível, dilua o óleo essencial antes de o juntar à água do banho). Após o banho deverá ir logo para a cama;

Para evitar o mau odor nos pés, juntar algumas gotas deste O.E. a amido de milho ou bicarbonato de sódio e polvilhar as palminhas dos sapatos.

No Círculo Bio também poderão encontrar um sabonete líquido e sólido de árvore do chá da marca Dr. Bronner.

Imagem Pranarôm_fr

Bibliografia

Andrew Chavallier, 1998, Enciclopédia de plantas medicinais, Selecções Reader’s Digest.

Dominique Baudoux, 2012, L’huile essentielle à tous les étages, Bruxelles: Soliflor.

Patricia Davis, 1996, Aromaterapia, São Paulo: Martins Fontes Editora.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s