Gestos de cuidado para a primavera. Ritual 2: Hidratar e Nutrir

Após libertarmos o nosso corpo e a nossa mente daquilo que já não precisamos, chega agora o momento de nos nutrirmos, por dentro e por fora.

Inclui todos ou alguns destes cuidados no teu dia a dia.

Nutrir o corpo

Nutrir a pele permite regenerar as células da epiderme e, assim, ter uma pele mais resistente aos fatores externos. Devemos dar preferência a cremes à base de óleos e manteigas naturais, que nutram a pele sem sobrecarregar o organismo com substâncias tóxicas.

  • As manteigas corporais com ingredientes biológicos nutrem a pele em profundidade. A manteiga de karité é conhecida pelas suas propriedades nutritivas e protetoras (clica aqui para saberes mais sobre ingrediente mágico). Podes também fazer o teu próprio cuidado corporal nutritivo, seguindo a receita que te propomos aqui.
  • Os óleos vegetais têm sido utilizados desde tempos imemoriais por favorecerem a saúde e a beleza, proporcionando mais conforto no quotidiano graças aos seus extratos lipídicos preciosos. Utiliza o óleo de amêndoas doces para hidratar a pele seca, o de jojoba para todos os tipos de pele e o de rosa mosqueta para pele envelhecida. Se quiseres saber mais sobre os óleos vegetais e suas utilizações, podes consultar outras informações aqui e aqui.

A hidratação é essencial em qualquer etapa de cuidado e a água é a bebida de eleição para assegurar a saúde, o bem-estar e a nutrição do nosso corpo, já que existem nutrientes que necessitam de água para que possam ser carregados e distribuídos pelo organismo. Devemos bebê-la no seu estado mais puro e natural, mas podemos torná-la ainda mais refrescante, nutritiva e apelativa, aromatizando-a com frutas, legumes e ervas aromáticas, ou então recorrer a infusões de ervas que complementem este ritual de cuidado. Para fazeres a tua água aromatizada, combina as tuas frutas, legumes e ervas aromáticas preferidas ou experimenta a receita hidratante e alcalinizante que te sugerimos:

  • Água aromatizada (receita de Miss Kale e Lemonaid)*: Ingredientes: 1 litro de água mineral / filtrada, 5-6 rodelas de pepino, ½ lima, cortada aos gomos. Preparação: na tua garrafa qwetch para águas aromatizadas e infusões, coloca o pepino, a lima, a hortelã e a água. Tapa a garrafa e agita bem.

Nutrir a alma

Nutrir passa também por dedicarmos alguns momentos a libertarmo-nos do excesso de estímulos, informação e solicitações que recebemos e acumulamos ao longo do dia.

 

Imagem:   Carolina Heza unsplash

* Miss Kale e Lemonaid: guia para uma primavera saudável e deliciosa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s