Gestos de cuidado para a primavera. Ritual 1: Purificar

A chegada da primavera traz a energia da renovação e é, por isso, uma boa altura para introduzir novos hábitos e rituais que nos ajudem, por um lado, a libertarmo-nos das toxinas acumuladas durante o inverno e, por outro, a prepararmos o nosso corpo para acolher os dias mais quentes que se avizinham.

Nos próximos dias, o Círculo Bio sugere 3 rituais de cuidado para esta estação.

Ritual 1 – Purificar

Durante a primavera, o nosso corpo liberta-se do que já não precisa. Trata-se de um processo natural que podemos ajudar com alguns gestos. Purificar constitui, por isso, o primeiro passo para nos libertarmos das toxinas acumuladas, quer sejam físicas, mentais ou emocionais.

Torna a natureza tua aliada e inclui no teu dia a dia, todas ou algumas destas sugestões:

Desintoxicação do Corpo

Inclui no teu dia-a-dia chás e bebidas que promovam a purificação e ajudem a eliminar toxinas:

  • Mistura de Plantas Purificante (Cleanse): esta infusão biológica  é uma mistura de plantas com propriedades purificadoras (urtiga, dente de leão, hortelã, entre outras).
  • Mistura de plantas desintoxicante (Feel New): infusão biológica  com plantas que desintoxicam e purificam o organismo (funcho, cardamomo, curcuma, entre outras).
  • Batido Verde (receita de Miss Kale e Lemonaid*) – Ingredientes (abacaxi descascado, 1/2 abacate descascado, 1 punhado de espinafres, 1 pedaço de aipo (do tamanho de um polegar) – opcional, 1 colher de sopa de sementes de cânhamo partidas/em pó, 1 colher de sopa de sementes de sésamo, 100-150 ml de água de côco ou água mineral. Preparação: Mistura todos os ingredientes no liquidificador, guardando algumas sementes de cânhamo para polvilhar por cima; Transfere o batido para um copo e bebe de imediato de modo a aproveitar as propriedades nutricionais de cada ingrediente.

Cuidados de pele: faz massagens com óleos essenciais, esfolia a pele semanalmente e experimenta a escovagem a seco

  • Massajar a pele com óleos essenciais ajuda o organismo durante a desintoxicação. Faz o teu próprio óleo detox usando óleos essenciais que auxiliem este processo, por exemplo, o óleo essencial de limãotoranjazimbrocipreste, tangerina. Como óleo base podes utilizar o óleo de amêndoa doces, o óleo de jojoba ou o óleo de onagra.
  • A esfoliação da pele contribui para eliminar toxinas e pode ser feita semanalmente. Opta por utilizar um esfoliante com ingredientes naturais e biológicos (que não são agressivos para a pele) ou faz o teu próprio esfoliante. Sugerimos-te duas receitas: esfoliante detox de gengibre (clica no link para acederes à receita) e esfoliante corporal de hortelã e toranja**: Ingredientes: 4 colheres de sopa de sal marinho, 1 colher de sopa de hortelã picada (opcional), 4 colheres de sopa de óleo de amêndoas doces, 5 gotas de óleo essencial de hortelã, 2 gotas de óleo essencial de toranja Preparação: Numa taça mistura o sal marinho, a hortelã e o óleo de amêndoa. Adiciona os óleos essenciais e mistura tudo. Transfere para um recipiente hermético e guarda num lugar fresco e seco. Para utilizares começa por humedecer o corpo, coloca o esfoliante com os dedos e massaja com movimentos suaves. Insiste nas áreas onde desejas melhorar a circulação sanguínea. Remove com água e à medida que o sal se dissolve, usufrui de um momento de relaxamento profundo. Validade 6 meses
  • A escovagem a seco estimula a circulação sanguínea e também ajuda a eliminar as toxinas acumuladas à superfície da pele. Antes do banho, escovar o corpo com uma escova de cerdas naturais em movimentos ascendentes, das extremidades para o centro, começando na parte frontal dos pés, subindo em direção às pernas, costas, abdómen e braços. Os movimentos ascendentes ajudam a mover o fluido linfático no corpo.

Desintoxicação da Mente

Experimenta as essências florais para te libertares daquilo que já não precisas, no teu corpo e na tua mente.

  • As essências florais ajudam-nos  a libertar as crenças negativas e a restabelecer a harmonia corpo-mente. A combinação de essências florais Purifying facilita a libertação, limpeza e desintoxicação do corpo e da mente. Age na libertação dos metais pesados, ajuda a remover as toxinas, estimula os canais de eliminação, como os intestinos, o sistema linfático, o fígado e os rins.

Usufrui das propriedades purificantes e relaxantes dos óleos essenciais através da sua difusão no ambiente.

  • A utilização de óleos essenciais num difusor ajuda-nos a purificar  e a  harmonizar o ambiente que nos rodeia, favorecendo o equilíbrio mental e emocional. A mistura para difusor Zen possui extractos aromáticos que favorecem um bom equilíbrio mental. A mistura Meditação com óleo essencial de nardo e de incenso, convida à meditação, crescimento pessoal e abertura mental em busca do equilíbrio.

 

Fontes

Imagem de Ales Me retirada do site Unsplash

** Neal´s yard remedies Beauty Book

* Miss Kale e Lemonaid: guia para uma primavera saudável e deliciosa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s