5 óleos essenciais indispensáveis

Árvore-do-chá (Malaleuca alternifolia)

O óleo essencial de árvore do chá também conhecido por tea-tree, tem uma vasta gama de aplicações uma vez que é “activo no combate às três categorias de organismos infecciosos: bactérias, fungos e vírus” (Davis). Assim este O.E. é útil numa série de infecções fúngicas e virais (pé-de-atleta, aftas, micoses, herpes, etc): 1 a 4 gotas em massagem sobre a pele (dependendo da área).

Para evitar o mau odor nos pés, juntar algumas gotas deste O.E. a amido de milho ou bicarbonato de sódio e polvilhar as palminhas dos sapatos.

Alfazema (Lavandula Angustifolia)

Considerado como o óleo essencial mais versátil, o O.E. de alfazema pode ser útil em caso de picadas de insecto, queimaduras, stress, pequenas feridas (ajuda a cicatrizar),etc. A sua acção é suave pelo que costuma ser bem tolerado por pessoas de todas as idades.

Para as indicações nervosas (stress, agitação, ansiedade)  aplicar 3 gotas na planta do pé, na face interna dos pulsos ou no plexo solar; 2 gotas no colarinho do pijama, na fronha da almofada ou em difusão favorecerão um adormecer rápido e um sono reparador; para aliviar picadas de insecto aplicar uma gota de alfazema;

Hortelã-pimenta (Mentha piperita)

A hortelã-pimenta é útil para problemas do sistema digestivo (indigestão, flatulência, mau hálito), para dores de cabeça e para ajudar a combater a fadiga.

Para aliviar a sensação de cabeça pesada – aplicar 2 gotas deste O.E. sobre as têmporas ou na região dolorosa (evitar o contacto com os olhos ou aplicações próximas das regiões oculares). Para combater a fadiga, colocar uma gota de O.E. na face interna dos pulsos e inalar. Para problemas digestivos: 5 gotas deste O.E. diluídas em 5 gotas de óleo de caroço de alperce em massagem no ventre (Baudoux). Contra o enjoo das viagens: aplicar uma gota de O.E. sobre as têmporas antes da viagem.

Perpétua ou Helicriso (Helichrysum italicum)

É o produto natural com a acção anti-hematoma mais poderosa. Indispensável no estojo familiar de primeiros socorros. Também é útil para contusões e distensões musculares.

Hematomas e contusões – 4 gotas de O.E. de perpétua/helicriso + 4 gotas de O.E. alfazema diluídas em 10 gotas de óleo vegetal de Hipericão (Jean-Pierre Willem);

S.O.S pós-barba – para acalmar a irritação, a vermelhidão e os pequenos cortes: 3 ml de alfazema latifólia + 0.5 ml de O.E. de Perpétua ou helicriso + 6,5 ml de óleo de caroço de alperce. Aplicar algumas gotas desta mistura na área afectada (Baudoux).

Ravintsara (Cinnamomum camphora)

Mais um óleo essencial para incluir na sua “farmácia caseira”. Útil em caso de constipações, gripes, febre, imunidade débil, períodos de convalescença, fadiga ou astenia… Anti-viral e estimulante imunitário com acção expectorante e neurotónico (poderoso energizante).

Afecções virais de todo o tipo – 5 gotas deste O.E. em massagem de ambos os lados da coluna vertebral ou sobre o tórax, consoante a afecção; durante as epidemias gripais de inverno, em difusão atmosférica 3 vezes por dia durante 15 minutos: 3 gotas de O.E. de Ravintsara + 4 gotas de 0.E. de limão + 3 gotas de O.E. de Eucalipto.

Precauções:

  • Se estiver grávida ou a amamentar, consulte o seu médico antes de utilizar óleos essenciais (e por precaução não utilize óleos essenciais durante os primeiros 3 meses de gravidez). O mesmo se aplica se tiver algum problema de saúde (epilepsia, hipertensão arterial, etc.) ou tomar alguma medicação.
  • Nunca deixar os frascos ao alcance das crianças
  • As pessoas com tendências alérgicas, deverão tomar a precaução preliminar de fazer um teste alérgico aos óleos essenciais que vão usar;
  • Não aplicar óleos essenciais em estado puro na pele sensível;
  • Evitar o contacto com os olhos e mucosas.

Aviso: o conteúdo, a informação e as sugestões contidas neste artigo não podem ser entendidas como prescritivas. Qualquer tentativa de resolver um problema de saúde deve sempre ser feita com o auxílio de um técnico de saúde devidamente qualificado.

Bibliografia:

Dominique Baudoux, L’huile essentielle à tous les étages, Soliflor.

Jean-Pierre Willem, Les Huiles Essentielles médicine d’avenir, Éditions du Dauphin.

Patricia Davis, Aromaterapia, 1996, Edições Martins Fontes.

Créditos imagens:

Jeshoots – imagem 1; Nomao saeki- imagem 2; Averie woodard – imagem 3; Lara cores – imagem 4; Nathan Wolfe – imagem 5

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s