Para um inverno saudável com a Pukka*

inverno-saudavel

Para nos mantermos saudáveis durante o Inverno, temos ao nosso dispor, alguns remédios simples e naturais, há muito utilizados, como por exemplo as bagas de sabugueiro.

Bagas de sabugueiro: o fruto maravilha 

As bagas de sabugueiro são o fruto produzido pelo sabugueiro e colhido no início do Outono. Contêm componentes com propriedades anti-virais e anti-inflamatórias incluindo vitamina C, antocianinas, lignanas e flavonóides que lhes conferem um efeito imunomodelador. A investigação demonstrou que esta planta consegue impedir a instalação do vírus da gripe bem como acelerar a recuperação.

Então como actuam as bagas de sabugueiro?

As bagas de sabugueiro ajudam a inibir a acção da enzima neuraminidase, prevenindo assim a propagação do vírus da gripe. Um estudo levado a cabo por Zakay-Rones em 1995 sobre o efeito do extracto de bagas de sabugueiro em pacientes com sintomas de gripe revelou que 90% dos pacientes que tomaram o extracto recuperaram completamente em 3 dias enquanto que o grupo placebo demorou 6 dias a recuperar. Os investigadores também descobriram que os pacientes que tomaram o extracto de bagas de sabugueiro apresentavam níveis mais altos de anticorpos contra o vírus da gripe.

O xarope de sumo de bagas de sabugueiro ajuda a acalmar a irritação das membranas mucosas e a tosse. As qualidades anti-espasmódicas do sabugueiro aliadas a sua acção expectorante, ajudam a aliviar os espasmos dolorosos e, ao mesmo tempo, a limpar o sistema respiratório. O xarope de sabugueiro da Pukka é adequado para qualquer pessoa a partir dos 2 anos de idade e é elaborado com sumo concentrado de bagas de sabugueiro e outras plantas (tomilho, rábano, gengibre, etc). Uma dosagem diária deste xarope de sabugueiro fornece 12,000mg de sumo de bagas de sabugueiro concentrado.

Experimente também estas plantas/infusões/remédios:

  • Gengibre:  a especiaria da terra, calmante e quente. Ralar uma pequena quantidade de gengibre fresco e adicionar, juntamente com limão fresco, a uma chávena com água quente. Ou saboreiem a infusão Pukka Limão, gengibre e mel de manuka mal sintam que estão a ficar constipados.
  • Trikatu: mistura de gengibre, pimenta preta (piper nigrum)e pimenta longa(piper longum); útil em caso de constipação, congestionamento, etc. Misturar meia colher de chá com mel ou juntar ao vosso chá preferido.
  • Equinácea: esta flor ajuda a aumentar as defesas naturais do organismo. A infusão biológica da Pukka Equinácea & Sabugueiro combina duas plantas poderosas numa única infusão.

* este texto é uma tradução adaptada do texto escrito por Sebastian Pole co-fundador da marca Pukka; podem ler o artigo original aqui

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s