Preparem-se para o tempo frio II

preparem-se-para-o-tempo-frio-ii-1

As plantas têm sido utilizadas desde sempre para a alimentação e para fins medicinais. Uma das formas de utilizar as plantas medicinais é através de infusões e decocções, que podem ser bebidas ou aplicadas externamente.

Infusões (quantidade padrão): 1 colher de chá de planta seca para uma chávena de água. Aquecer um recipiente com água até ferver, juntar a planta, deixar em infusão durante 5-10 minutos e depois coar1.

Decocções (quantidade padrão): 20 g de planta seca para 750 ml de água fria, reduzida a cerca de 500 ml depois de fervura em lume brando. Colocar as plantas numa panela, cobrir com água fria e deixar ferver em lume brando cerca de 20 a 30 minutos1.

SALVA é eficaz para tratar a garganta inchada e inflamada na forma de infusão, que deve ser gargarejada3.

MILEFÓLIO: a sua acção diaforética (promove a sudação) e anti-inflamatória torna-o ideal para combater constipações e gripes antes de evoluírem3. Misturar partes iguais de milefólio, hortelã-pimenta e flor de sabugueiro. Deitar 1 colher de chá desta mistura numa chávena de água acabada de ferver e deixar em infusão durante 10 minutos. Tomar 3 vezes por dia1.

EQUINÁCEA é uma das mais importantes plantas medicinais do Mundo. A investigação demonstrou que tem capacidade para aumentar a resistência do organismo a infecções bacterianas e virais graças à estimulação do sistema imunitário. Para tratar infecções de garganta gargarejar com 50 ml de decocção da raiz, 3 vezes por dia1.

TOMILHO é excelente para combater os primeiros sinais de gripe ou constipações e para qualquer tipo de problemas respiratórios, tosse e garganta inflamada3. Podem-se tomar 5 a 6 chávenas de infusão por dia2. Em caso de tosse e catarro é muito eficaz tomar uma infusão com tomilho e 1/2 colher de café de feno-grego. Se o nariz estiver entupido fazer uma decocção de tomilho, mergulhar o nariz nessa decocção tépida e aspirar, uma narina de cada vez, e 5 ou 6 vezes cada narina, 2 ou 3 vezes por dia2. Mascar tomilho também ajuda em caso de dores de garganta, anginas, amigdalites2.

PERPÉTUA ROXA usa-se em infusão como expectorante e anti-inflamatório, para aliviar o catarro, tosse, dores de garganta.

Outras Sugestões

Bibliografia:

1 Chevalier, Andrew (1998). Enciclopédia de plantas medicinais. Lisboa : Selecções do Reader’s Digest.

2 Dextreit, Raymond (1989). A argila que cura: uma vida da medicina natural. Edições Itau.

3 Pitman, Vicki (1996). Fitoterapia: as plantas medicinais e a saúde. Lisboa: Editorial Estampa.

Créditos da imagem: Andreas Krappweis

Nota: Evitar durante a gravidez: salva, tomilho e milefólio; evitar se sofre de epilepsia: salva. Se tiver algum problema de saúde, se tomar alguma medicação ou se estiver grávida, consulte sempre o seu médico ou profissional de saúde antes de utilizar remédios à base de plantas. A Informação contida nesta rubrica destina-se a fins educacionais e não substitui, de forma alguma, aconselhamento com um profissional de saúde.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s