Essências Florais: o que são e como nos podem ajudar

Uma essência floral é a energia essencial de uma flor, a força vital dinâmica interna que a distingue das outras flores” (1). O efeito das essências florais é semelhante ao da meditação: ajudam-nos a aceder à nossa sabedoria interior, a libertar as crenças negativas e a permitir que as qualidades positivas emerjam e fluam dentro de nós (3).  Assim, as essências florais ou vibracionais agem como catalisadores, ajudando-nos a retomar o equilíbrio, a desenvolver as capacidades intuitivas, a criatividade e a espiritualidade.

A utilização das essências florais tem um longo passado. Os Aborígenes Australianos já as utilizavam (sob a forma de orvalho que era consumido juntamente com a flor) nos seus rituais e cerimónias, conscientes da sua importância para ajudar a encontrar o equilíbrio emocional. Outras culturas como os Egípcios, Malaios e Indianos também o faziam. Na Europa, no século XVI, Paracelso (1493-1541) descreveu como recolheu o orvalho das flores para tratar desequilíbrios emocionais. Passado alguns séculos, entre 1930 e 1934 o médico inglês Edward Bach (1886-1936)  redescobriu este método, tendo estudado as propriedades curativas de 38 flores silvestres e criado as essências florais de Bach. Durante alguns anos o sistema floral de Bach permaneceu único. A partir da década de 70 começaram a surgir novos sistemas florais em diversas partes do mundo.

As essências florais Australianas foram concebidas pelo naturopata Ian White a partir de flores selvagens oriundas da floresta australiana. Ian faz parte da 5ª geração de herboristas australianos e pratica naturopatia e homeopatia há mais de 30 anos. Este desenvolveu 69 essências florais, sendo que cada flor tem características, propriedades e uma energia própria, benéfica para uma determinada situação/condição. A Austrália tem as mais antigas espécies e o maior número de plantas floridas do mundo, é relativamente pouco poluída e rica em florestas onde as flores crescem silvestres e livres da interferência humana.

Estas essências são, então, preparadas a partir de plantas que crescem em ambientes preservados: as flores frescas e mais viçosas são colhidas e colocadas numa tigela cheia de água da nascente (sem contacto físico). A tigela é então colocada ao sol durante várias horas, perto do local onde as flores foram recolhidas. As flores são depois retiradas da água com a ajuda de uma folha ou ramo da mesma planta. Esta água vitalizada ou “essência” é depois vertida para um fraco juntamente com uma quantidade idêntica de aguardente que actua como conservante (esta é chamada a “tintura-mãe”).

florais-australianos

Combinações de essências florais australianas

São misturas de várias essências para obter um efeito sinérgico. Cada combinação diz respeito a um tema específico e as diferentes essências nela contidas agem sobre diferentes aspectos desse mesmo tema.

Abund: permite libertar crenças negativas, padrões familiares e medo da escassez

Calm & Clear: promove o relaxamento, a clareza, a calma e a paz

Cognis: ajuda a obter clarezar e a integrar ideias e informações

Confid:  promove a auto-estima e a auto-confiança

Creative: inspira a expressão emocional e criativa

Electro: pode ser usada para reduzir os efeitos das radiações.

Emergency: tem um efeito calmante durante uma crise

Meditation: desperta a espiritualidade

Purifying: facilita a libertação, limpeza e desintoxicação do corpo e da mente

Relationship:  ajuda a eliminar os padrões comportamentais negativos que interferem com a harmonia das relações

Transition: ajuda a lidar com transições/mudanças

essencias-florais-bush-australiano

Lê também este artigo da Miss Kale: 5 essências florais que deves ter sempre em casa

Bibliografia:

(1) Carol Rudd (2000). Essências florais para uma vida saudável. Konemann.

(2) Christine Wildwood. Remédios Florais. Editorial Estampa.

(3) Ian White (2001). Essências Florais Australianas. 4ª Edição. Triom

(4) Ian White (2000). A cura através das essências florais do bush australiano. Triom

Créditos imagens: Ian White Australian Bush Flower Essences

Nota: a informação contida neste artigo destina-se a fins educacionais e não substitui, de forma alguma, aconselhamento com um profissional de saúde. As essências florais não são medicamentos e não substituem a necessidade de cuidados médicos ou psicológicos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s