Diferenças entre um Champô com Certificação Bio e um Champô Convencional*

Châmpo Bio - Qual é a diferença (3)

Água – em primeiro lugar temos Aqua (água). O Champô é bastante líquido, por isso na maioria dos champôs convencionais encontrará bastante água. O champô gentil de ervas com certificação biológica da marca Odylique contém sumo de aloe vera bio uma vez que ajuda a manter a hidratação; também é adicionada água purificada através do processo de osmose inversa.

Agentes de Limpeza ou Tensoactivos – responsáveis pela limpeza dos fios e do couro cabeludo e pela formação de espuma. O champô odylique contém um agente de limpeza suave e amigo do ambiente obtido a partir do coco e do açúcar de milho, ao contrário da maior parte dos champôs convencionais que utilizam agentes de limpeza fortes e potencialmente irritantes como o  lauril sulfato de sódio (sodium lauryl sulphate – SLS) ou o seu primo sodium laureth sulphate.

Agentes suavizantes ou condicionantes – têm como função hidratar os fios; os champôs biológicos utilizam óleos como o óleo de coco e plantas que beneficiam o cabelo e o couro cabeludo (é por esse motivo que é sugerido deixar actuar o champô gentil de ervas por alguns minutos a fim de permitir a absorção dessas plantas biológicas). Os champôs sintéticos utilizam silicones e agentes formadores de filme (como copolímeros e quatérnio) para recobrir o cabelo dando uma sensação de “deslizamento” em vez de o nutrirem efectivamente – alguns agentes filmógenos estão associados à sensibilidade cutânea ou a riscos de saúde e além disso não são amigos do ambiente

Agentes espessantes conferem aquele aspecto cremoso e denso; nos champôs naturais e bio encontramos gomas de plantas. Os champôs sintéticos tendem a utilizar aumentadores de espuma ou “amortecedores” como a cocamida MEA OU DEA PEGS e muitas vezes o sal (cloreto de sódio). A Cocamide DEA em particular suscita preocupações devido a existência de dados que sugerem toxicidade.

Conservantes  ou substâncias que permitem prolongar a durabilidade do champô. Os fabricantes dos champôs convencionais necessitam de assegurar que os seus champôs se mantêm nas prateleiras por muitos anos antes de serem vendidos, por isso escolherão os conservantes mais fortes mas também mais controversos como os parabenos ou metilisotiazolinona (MI). O champô odylique utiliza um sistema natural de plantas estabilizadoras.

Fragância e cor correspondem a uma pequena parte da fórmula de um champô, mas que pode fazer uma grande diferença caso tenha a pele sensível. Fragâncias artificiais (parfum) são frequentemente encontradas nos champôs convencionais. São mais económicas mas também são uma das causas mais comuns para a sensibilidade cutânea. As cores artificiais também são comuns especialmente se o champô tiver um frasco transparente – fica muito giro um champô cor de laranja ou amarelo mas são necessários corantes sintéticos muito fortes para o alcançar. O champô com certificação bio utiliza óleos essenciais caso tenha aroma e normalmente não contém nenhum corante.

Muitos dos ingredientes do champô convencional podem causar sensibilidade e até problemas de saúde a longo prazo. No entanto, existem boas alternativas naturais e biológicas que oferecem ao cabelo e ao couro cabeludo benefícios extra. Se estiver interessado em experimentar um champô natural e biológico, lembre-se de verificar os ingredientes (não acredite em tudo o que vem no rótulo, uma vez que os fabricantes podem utilizar o termo natural ainda que os seus produtos sejam compostos na sua maioria por substâncias sintéticas). A certificação biológica garante a qualidade de um produto desde a escolha dos ingredientes ao processo de fabrico, assegurando a credibilidade da marca responsável pelo seu fabrico. Procure um logotipo oficial (ex. soil association) para ter a certeza que o champô que está a comprar não contém os químicos sintéticos que está a tentar evitar.

* Este texto é uma tradução do texto escrito pela equipa da marca Odylique. Poderá consultar o artigo original aqui 

2 thoughts on “Diferenças entre um Champô com Certificação Bio e um Champô Convencional*

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s