O que aprendemos na palestra sobre plantas medicinais com Fernanda Botelho

No dia de 16 de Outubro, dia Mundial da Alimentação, estivemos no Seminário Alimentação e Prevenção das doenças organizado por Portugal na Mala, onde tivemos a oportunidade de conhecer a Fernanda Botelho autora do livro as Plantas e a Saúde disponível na nossa loja online. A palestra da Fernanda foi muito interessante e prática: pudemos ver, cheirar e até provar algumas das plantas, ao mesmo tempo que aprendemos dicas e sugestões de utilização.

fernanda_botelho_plantas_saude

Aqui fica um resumo do que aprendemos e que completámos com algumas informações do livro e do blog da Fernanda.

O óleo de onagra é rico em ácidos gordos essenciais e é um excelente regulador hormonal . É ainda útil em todo o tipo de problemas de pele.

A bardana é indicada para tratar o acne sobretudo dos rapazes durante a adolescência.

A urtiga é um excelente remineralizante do organismo, rica em antioxidantes, vitaminas e sais minerais. Tem propriedades antioxidantes, antifúngicas e é hemostática sendo excelente para estancar hemorragias (basta esmagar as folhas e aplicar). É uma das plantas que pode ser utilizada contra a retenção de líquidos sendo portanto recomendada como desintoxicante do organismo. Além da infusão, esta planta pode, por exemplo, ser adicionada a sopas.

As malvas são boas para tratar qualquer tipo de inflamação. São também úteis em todo o tipo de irritações de pele: dermatites, eczemas… e problemas ginecológicos. Em infusão para inflamações crónicas (do estômago e intestinos),  protegem as paredes do cólon e do estômago, criando uma camada protectora. Também ajudam em casos de expectoração.  No seu livro, a Fernanda sugere bochechos com infusão de malvas para abcessos e aftas.

Rosa canina – os frutos da roseira-brava, rosa mosqueta ou rosa canina têm o nome de cinórrodo é são uma fonte de vitamina C. O óleo é excelente para os cuidados de pele.

As folhas das silvas são adstringentes e fortalecem os intestinos sendo úteis em caso de diarreia.

A Fernanda mostrou-nos o rosmaninho (Lavandula stoechas) e o alecrim (Rosmarinus offinalis) referindo que muitas pessoas confundem essas duas plantas. No entanto, estas pertencem a géneros diferentes sendo que o rosmaninho é um tipo de lavanda/alfazema. O alecrim ajuda a melhorar a circulação e é muito útil nos cuidados capilares (para combater a queda de cabelo e a caspa; no seu livro, a Fernanda sugere enxaguar o cabelo com uma infusão de alecrim).

A Fernanda referiu que é muito comum chamar verbena à Lúcia Lima (Lippia citriodora), no entanto, são duas plantas com características e utilizações diferentes.  Os franceses chamam à lúcia lima verbaine citronée e os ingleses lemon verbena, em Portugal é também conhecida como limonete bela-luísa ou erva-luísa. Esta planta tem propriedades calmantes, e é hipotensora (ajuda a baixar a tensão arterial).

O espinheiro alvar ajuda a regular e equilibrar a tensão arterial.

A Salva é um bom regulador hormonal sobretudo na menopausa. A salva e o óleo de onagra estão entre os “melhores remédios para controlar os afrontamentos e os suores nocturnos”. Ajuda a processar as gorduras. “Em forma de infusão misturada com calêndula ou macerada em vinagre de cidra, pode ser utilizada em gargarejos contra as amigdalites, faringites e úlceras da boca” (fonte)

O Tomilho é um excelente antiviral, antisséptico e antibiótico, “o seu composto timol entra na composição de muitos xaropes de tosse”.  No seu livro, a Fernanda aconselha inalações de eucalipto ou tomilho em caso de bronquite.  É também útil em caso de infecções urinárias.

Os Óregãos são um bom antisséptico.

plantasmedicinais_circulobio_fernandabotelho

(As imagens das plantas foram retiradas do blog da Fernanda Botelho que poderão consultar aqui)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s