Óleo Essencial Bio de Patchouli

O óleo essencial bio de Patchouli (Pogostemon patchouli) é destilado das folhas secas da planta. É denso e apresenta um aroma forte, doce a terra e madeira e persistente.

A planta tem uma longa história de utilização na medicina tradicional da China, Japão e Malásia como estimulante, tónico, anti-séptico, antipirético, insecticida, perfume (2)… É também utilizado para dores de cabeça (1).

Este óleo essencial é fungicida, tem um efeito anti-inflamatório e é regenerador celular, sendo por isso útil em casos de acne, rachaduras na pele, certos tipo de eczema, infecções por fungo, algumas alergias e caspa. Alguns livros também sugerem a sua utilização para tratar varizes e hemorróidas (1,).

Pode exercer um efeito antidepressivo (2). Estimulante em pequenas quantidades é sedativo quando utilizado em doses maiores (3).

Receitas de Cosmética Natural com Patchouli

Óleo facial: Diluir 1 gota de óleo essencial biológico de patchouli, 1 gota de óleo essencial biológico de gerânio e 2 gotas de óleo essencial biológico de bergamota em 10 ml de óleo de caroço de alperce.

After-shave: 1/4 chávena de gel de aloe vera, 1/4 chávena de hamamélia, 1 colher de glicerina vegetal, água (se necessário para tornar a loção menos espessa, 2 a 4 colheres), óleo essencial de laranja amarga (6 gotas) e óleo essencial de Patchouli (12 gotas). Também vai precisar de um recipiente pequeno, um fouet ou mini batedor e um frasco. Misturar o aloe vera, a glicerina e a hamamélia. Mexer bem com o fouet. Adicionar os óleos essenciais. Mexer bem. Se estiver muito espessa, adicionar água (uma pequena quantidade de cada vez) mexendo sempre. Deitar a mistura num frasco e conservar no frigorífico.

Dicas

Para mãos e pés negligenciados: adicionar algumas gotas de óleo essencial biológico de Patchouli e óleo essencial biológico de alfazema a um creme sem cheiro ou óleo vegetal.

Para criar um ambiente alegre, e para despertar os sentidos: encher um frasco de 10 ml, com 3 ml de Patchouli e 7 ml de laranja doce. Deitar algumas gotas no seu difusor.

Para criar um ambiente caloroso e sensual: encher um frasco de 10 ml com 1 ml de OE de gengibre, 1 ml de OE de ylang ylang 3 ml de Patchouli 5 ml de laranja doce. Utilizar de acordo com as instruções do difusor.

O óleo essencial de Patchouli é utilizado em produtos da marca Dr. Bronner

Fontes consultadas

(1) Andrew Chevallier, Enciclopédia de plantas medicinais

(2) Patricia Davis, Aromaterapia

(3) Penny Rich, Aromaterapia Prática

 Receitas|Autores: Absolute Aromas, Aroma Zone, Blog Little Green Dot

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s