Produtos de Higiene Íntima: perigos e alternativas mais saudáveis

Muitos produtos de higiene feminina são produzidos com fibras sintéticas, polímeros super-absorventes, perfumes e outros ingredientes potencialmente nocivos e irritantes. Mesmo o algodão convencional pode ser prejudicial uma vez que “é um dos produtos agrícolas em cuja produção são usadas enormes quantidades de pesticidas e outros agrotóxicos. Estas substâncias estão presentes nos tampões” e nos pensos higiénicos e “podem ser absorvidas pela mucosa vaginal de forma cumulativa” (leiam mais sobre este artigo da esmeralda azul aqui).

Os tampões podem conter pelo menos duas substâncias nocivas à saúde: a dioxina e a viscose. A dioxina é uma substância química resultante do processo de branqueamento e que pode causar problemas graves às mulheres, uma vez que está associada ao risco de cancro, é tóxica para o sistema reprodutor e está também associada à endometriose e a alterações do sistema imunitário. A viscose ou rayon é uma fibra sintética altamente absorvente e quando deixada no interior da vagina (caso os tampões não tenham véu de segurança) pode favorecer o aparecimento de TSS (Síndrome do Choque Tóxico).

O algodão biológico, também conhecido em alguns países como algodão orgânico, é aquele que foi cultivado sem recurso a pesticidas ou fertilizantes químicos, por isso é mais saudável e tem menos impacto sobre o meio ambiente. Desta forma, os produtos de higiene íntima em algodão biológico são uma boa opção para quem pretende alternativas mais saudáveis e amigas do ambiente.

masmi_circulobio

O copo menstrual é um produto inovador e ecológico para a higiene íntima feminina. Trata-se de um copo de silicone para utilizar (e reutilizar) durante o período menstrual. A sua utilização tem benefícios ao nível da saúde, ambiente e económicos:

  • o silicone é hipoalergénico e aprovado pela FDA, não contém latex, químicos, gel absorvente ou agentes branqueadores;
  • ecológico e económico (com a devida manutenção pode ser utilizado durante anos – poupamos dinheiro e o ambiente);
  • conveniente e confortável (quando inserido correctamente pode manter-se entre 8-12 horas).

lunette

2 thoughts on “Produtos de Higiene Íntima: perigos e alternativas mais saudáveis

    • Olá Mariana, obrigada pelo comentário 🙂 Aproveitamos para a informar de que durante o mês de Junho decorrerá a campanha “Conquistada ou Reembolsada”, ou seja, na compra do copo menstrual Lunette, tem 90 dias para o experimentar. Se não ficar totalmente satisfeita, devolvemos o seu dinheiro 🙂 + informação: http://goo.gl/sS4DQ3 Tudo de Bom! Beijinhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s