Diferentes utilizações dos Sais de Epsom

untitled-design-1

Os sais de Epsom ou sulfato de magnésio foram encontrados, pela primeira vez, em Epsom no Reino-Unido, em águas minerais, no século XVII. O magnésio desempenha um papel muito importante no organismo: influencia a produção de energia, o funcionamento dos nervos e o relaxamento dos músculos.

Efeitos benéficos dos sais de Epsom

– Estimulam os processos de desintoxicação do organismo;
– Aceleram a capacidade de regeneração da pele;
– Aliviam a tensão muscular, cãibras, dor, inflamação e rigidez das articulações;
– Relaxam e ajudam a aliviar o stress;
– Ajudam a melhorar a qualidade do sono;
– Contribuem para aumentar a energia e a resistência do organismo;
– Ajudam o organismo a recuperar mais rapidamente depois de um esforço intenso.

Como utilizar | Beleza

Para aumentar o volume do cabelo: misturar em partes iguais amaciador e sais de epsom. Aplicar no cabelo. Deixar actuar cerca de 20 minutos, enxaguar.

Pedicure: adicionar 1/2 chávena de sais de epsom a uma bacia com água quente; mergulhar os pés por alguns minutos (10-15) para suavizar a pele; cortar e limar as unhas; para esfoliar a pele pode massajá-la com uma mão cheia de sais de epsom; se tiver tempo mergulhe novamente os pés numa bacia com água e sais de epsom para remover as células mortas (5 minutos); secar bem e aplicar um bálsamo.

Limpeza facial: misturar 1/2 colher de chá de sais de epsom com um creme de limpeza para uma limpeza profunda. Aplicar com uma massagem, enxaguar com água fria e secar.

Tratamento SPA – Esfoliante: para remover as células mortas e suavizar a pele: depois do duche, com uma mão cheia de sais de epsom massajar a pele molhada com movimentos circulares (se preferir pode misturar os sais com óleo vegetal).

Como utilizar |Saúde & Bem-estar

CompressasPara aliviar a tensão, as dores musculares e as articulações doridas: adicionar os sais de Epsom a água fria (2 colheres de sopa por chávena), humedecer um pedaço de tecido nessa água, retirá-lo, escorrer um pouco, aplicar na área afectada, deixar actuar durante alguns minutos.

Banhospara relaxar: ideal para fazer à noite, antes de ir dormir – adicionar 1 chávena de sais de Epsom à água do banho (quente). Permanecer no banho cerca de 20 minutos. Para aliviar dores musculares: adicionar 2 chávenas de sais de Epsom à água do banho. Permanecer no banho por alguns minutos (mínimo 12) e massajar o corpo. Após o banho aplicar um bálsamo ou óleo de massagem (escolher óleos essenciais indicados para problemas musculares como por exemplo o de gaultéria).

Banho de pés: para pés doridos e cansados: juntar 2 punhados de sal de Epsom a uma bacia com água quente. Deixar repousar os pés por alguns minutos. Secar e aplicar um bálsamo ou óleo.

Como utilizar | Jardinagem 

Fertilizante: para promover o crescimento das plantas: encher um frasco vaporizador com um litro e meio de água e juntar uma colher de sopa de sal de Epsom. Vaporizar as plantas com esta água.


Nota: Esta informação destina-se a fins educacionais e não substitui, de forma alguma, aconselhamento com um profissional de saúde.

Fontes:
http://www.epsomsaltcouncil.org/
http://www.bolsademulher.com/medicina-alternativa/1319/utilizacao-medicinal-do-sal-epsom

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s