Cabelo Saudável: dicas e receitas naturais

cabelosaudavel_circulobio

A saúde do cabelo depende da saúde em geral, da alimentação, do equilíbrio emocional. Para ter um cabelo saudável é indispensável adoptar uma alimentação equilibrada.

Características do cabelo 1,3

O cabelo tem como função principal proteger a cabeça e é composto por uma parte livre, a haste, e uma raiz. A haste capilar é constituída por 3 camadas: a camada exterior ou cutícula, o córtex e a camada interior ou medula. A cutícula consiste em várias camadas de células sobrepostas que protegem as camadas internas. O córtex, constituído por células compridas e estreitas, é a camada mais importante já que confere elasticidade ao cabelo e contém melanina, o pigmento que lhe dá cor. A medula é parte mais interna embora possa estar ausente em alguns casos. A parte do cabelo que fica escondida por baixo da pele da cabeça é a raiz. A raiz está implantada no folículo piloso, na base do qual se encontra um pequeno bolbo irrigado por vasos sanguíneos que fornecem os nutrientes e oxigénio necessários à saúde e crescimento do cabelo. Acima do bolbo, ligadas ao folículos encontram-se as glândulas sebáceas que produzem uma substância gorda, o sebo, o qual lubrifica o cabelo conferindo-lhe brilho e elasticidade.

Se as glândulas sebáceas forem pouco activas ou estiverem bloqueadas, o cabelo é seco, se a sua actividade for excessiva o cabelo é oleoso.

A estrutura do cabelo depende da estrutura interna da raiz. Se a raiz é lisa, o cabelo é liso. Se a raiz é distorcida, o cabelo é ondulado ou encaracolado.

Temos entre 90 000 a 140 000 cabelos, cada um dos quais tem um ciclo de crescimento próprio, seguido de um período de repouso que acaba com a queda do cabelo e a substituição por um novo. É perfeitamente normal perder alguns cabelos todos os dias (cerca de 100). O cabelo cresce em média 13 mm por mês, mas o crescimento torna-se mais lento com a idade.

A cor do cabelo é determinada por três pigmentos: preto, vermelho e amarelo. Quando a camada média do cabelo deixa de produzir pigmento, este perde a cor e torna-se grisalho. A idade em que o cabelo se torna grisalho é geralmente determinada por factores hereditários.

O pH do cabelo varia entre 4.5 e 5.5 sendo considerado levemente ácido

Cuidados capilares | Lavar 1,3

O cabelo seco ou normal deve ser lavado em média uma vez por semana, mas se o seu cabelo está exposto à sujidade e à poluição, pode lavá-lo de cinco em cinco dias. O cabelo oleoso precisa geralmente  de uma lavagem de dois em dois ou três em três dias.

Conselhos

  • Utilize champôs com agentes tensioactivos suaves que respeitem o cabelo e o couro cabeludo. Evite ingredientes sintéticos como o ammonium laureth sulfate, ammonium lauryl sulfate, sodium laureth sulfate, sodium lauryl sulfate, etc
  • Lave o cabelo com água morna. Se a água estiver muito quente abre os poros do cabelo. Se puder enxague com água fria para fechar os poros.

Um champô é um produto cosmético que contém geralmente água, agentes tensioactivos, ingredientes activos e espessantes. Os agentes  tensioactivos permitem eliminar a sujidade e o óleo com o enxaguamento. O champô deve ter um pH adaptado ao couro cabeludo. Para facilitar a absorção dos ingredientes e princípios activos presentes no champô, é importante activar a microcirculação através de uma massagem suave do couro cabeludo.

Champô à base de plantas 5

Fazer uma infusão forte ou decocção com a planta que melhor se adequa ao seu cabelo. Adicionar a infusão ao sabão de castelã e à glicerina.  Adicionar os óleos essenciais e deixar repousar durante a noite. Utilize como champô e enxague bem o cabelo depois de cada utilização. Pode juntar um pouco de vinagre de sidra à água do último enxaguamento para ajudar a restabelecer a cobertura ácida do cabelo.

Uma solução alternativa para lavar o cabelo: champô seco

Um champô seco pode ser útil numa emergência, durante uma viagem em caso de irritação ou hipersensibilidade do couro cabeludo. É também uma boa opção para as pessoas que querem lavar o cabelo apenas uma ou duas vezes por semana, já que podem utilizar o pó entre as lavagens para manter o cabelo fresco e macio. O champô seco é um pó que absorve as gorduras e a sujidade (amido de milho bio, argilas, shikakai,…). Com a ajuda de um pente fino, os resíduos de pó e de sujidade serão depois removidos.

Como preparar o champô seco:2

Misturar os ingredientes secos, adicionar os óleos essenciais e mexer bem. Colocar num recipiente.

Como utilizar o champô seco? 1

  1. Aplicar uma pequena quantidade de pó no cabelo (com ajuda de um pincel)
  2. Fazer uma massagem no couro cabeludo para espalhar e deixar agir 5-10 minutos
  3. Escovar o cabelo movimentando a escova de baixo para cima e da raiz para a ponta dos cabelos.

Como lavar o cabelo com apenas um ingrediente?

Existem algumas plantas que contêm tensioactivos naturais (saponina) como por exemplo o shikakai e a jujubeira. Estas podem ser utilizados para preparar uma pasta para lavar o cabelo. Exemplo: Adicionar 50 ml de água aquecida a 25g de shikakai (para cabelo médio). Mexer bem até obter uma pasta homogénea. Deixar repousar 2 a 3 minutos. Aplicar no cabelo (previamente penteado e molhado) e fazer uma massagem suave. Deixar actuar 3 a 5 minutos (máximo). Enxaguar com água fria ou com uma solução ácida (para fechar as cutículas).

As argilas também podem ser utilizadas para lavar o cabelo: colocar 2 colheres de sopa de argila (verde, rhassoul ou branca) num recipiente, juntar 5 gotas de óleo essencial (opcional; veja mais abaixo qual o óleo mais adequado para o seu tipo de cabelo: alfazema, ylang ylang, alecrim…) e adicionar 25 cl de água morna. Aplicar nos cabelos molhados e fazer uma massagem. Deixar actuar 2 minutos e enxaguar com água fria ou com uma solução ácida (para fechar as cutículas) (adequado para todos os tipos de cabelo4).

Cuidados capilares |Enxaguar 1,3

Depois  da lavagem, deve enxaguar muito bem o cabelo com água abundante morna ou fria, especialmente no caso dos cabelos oleosos, pois a água fria fecha as cutículas. Pode juntar um pouco de vinagre de sidra (cabelo escuro) ou sumo de limão (cabelo claro) à água do último enxaguamento para ajudar a restabelecer a cobertura ácida do cabelo e eliminar os últimos vestígios de sabão. Podem ainda deitar na última água certos ingredientes de efeitos específicos:

  • Para dar brilho ao cabelo: ferver salsa ou malva em água durante 20 minutos, coar e passar o cabelo por esta água depois da lavagem.
  • Para dar brilho ao cabelo escuro: preparar uma infusão de alecrim (6 dl de água a ferver sobre 2 colheres de alecrim, durante 30 minutos, coar e juntar à última água)
  • Para intensificar a cor natural do cabelo: ferver em lume brando um punhado de urtigas em 6 dl de água; coar e juntar à última água. Este tratamento dá mais volume ao cabelo.

A seguir à lavagem pode também aplicar um amaciador. Este torna o cabelo sedoso, brilhante e fácil de pentear (evitando a necessidade de desembaraçar o cabelo e consequentemente o risco de o partir). Também diminuem a electricidade estática. Aplicar nas pontas.

Cuidados capilares | Nutrir, proteger & fortificar

Para nutrir e fortificar o cabelo, poderá aplicar uma máscara à base de óleos e manteigas vegetais antes do champô ou uma máscara emulsionante depois do champô.

Como preparar uma máscara 1:

Colocar a manteiga de karité e os óleos vegetais num almofariz; com a ajuda de um pilão triturar os ingredientes até obter uma pasta cremosa. Adicionar o óleo essencial bio de limão e a vitamina E. Misturar bem e deitar a máscara num boião.  Aplicar uma noz desta máscara capilar no cabelo uma vez por semana antes de lavar o cabelo e deixar actuar 30 minutos.

Como utilizar as máscaras 1

  • Sobre os cabelos húmidos, aplicar uma pequena quantidade da máscara capilar e insistir bem nas pontas
  • Fazer uma massagem para que a máscara penetre no cabelo e deixar actuar alguns minutos. Para maior eficácia deixar actuar toda a noite
  • Enxaguar abundantemente com água limpa ou utilizar um champô suave se a máscara for rica em manteigas vegetais.

Algumas dicas para proteger o cabelo durante o Verão

Para proteger o cabelo da água do mar, friccione-o com óleo biológico de jojoba aquecido previamente nas mãos. Durante o verão, para se proteger do vento, da água do mar e do sol em excesso aplique um spray protector.

Receita de um spray protector para todos os tipos de cabelo 4 – para 50 ml adicionar a um frasco vaporizador os seguintes ingredientes:

Agitar bem antes de cada utilização. Vaporizar no cabelo. Conserva-se cerca de 3 semanas em local seco ao abrigo do sol.

Cuidados capilares | Escovar

Escovar diariamente o cabelo estimula a circulação e torna o cabelo volumoso. Deve-se escovar sempre o cabelo antes de o lavar.

As massagens contribuem para estimular a circulação e relaxar os músculos tensos. Massaje a cabeça antes de lavar o cabelo. Comece pela parte de trás da cabeça, massajando o couro cabeludo com os dedos em movimentos circulares lentos e suaves; não arranhe a pele, não a empurre com as palmas das mãos.

Cuidados especiais |Cabelo oleoso

O sebo é uma gordura produzida pelas glândulas sebáceas associadas aos folículos capilares. Este é indispensável para proteger o cabelo e para o manter flexível, brilhante e macio.  Os desequilíbrios hormonais, o stress, uma alimentação inadequada, a poluição, a utilização de champôs agressivos, estão entre os factores que podem desregular a produção de sebo causando uma hipersecrecção que torna o cabelo pesado, difícil de pentear e sem brilho.

É importante adoptar uma alimentação equilibrada, utilizar um champô suave e enxaguar o cabelo com água fria. Deverá evitar: lavar o cabelo com água muito quente, utilizar  o secador a temperatura elevada e colocado muito perto do couro cabeludo, utilizar grande quantidade de amaciador, utilizar champôs agressivos.

Se tem a raiz oleosa e as pontas secas poderá aplicar um amaciador nas pontas.

Óleo essenciais (para ajudar a regular a produção de sebo): Bergamota, Limão, Cedro, Toranja, Salva esclareia, camomila,….Adicionar 2 ou 3 gotas a uma base de champô neutra, a uma máscara de argila ou de pós de plantas ou ao seu champô.

Pós capilares rhassoul, urtiga,

Tintura de urtiga e salva para limpar e purificar o couro cabeludo 7

  • 1/4 chávena de urtiga
  • ¼ chávena de salva
  • 2 ½ chávenas de Vodka

Colocar as plantas num recipiente hermético e adicionar a vodka. Agitar a mistura por 30 segundos. Conservar num local fresco ao abrigo da luz durante 4 semanas. Durante esse período, agite o recipiente todos os dias. No final das 4 semanas, coe as plantas e esprema bem. Deite o liquido num frasco e conserve ao abrigo do sol (validade: 2 anos). Esta tintura refresca, limpa e purifica o cabelo oleoso. Também pode ser utilizado como tónico facial para a pele oleosa e mista.

Cuidados especiais |Cabelos secos

Os cabelos secos são ásperos, quebradiços e baços devido à produção insuficiente de sebo que pode ser consequência de tratamentos agressivos (colorações, permanentes, desfrisagens, champôs, uso excessivo do secador de cabelo), doenças metabólicas, exposição excessiva ao vento, sol, à água do mar. As causas também podem ser fisiológicas. O cabelo crespo e encaracolado tende a ser mais seco devido à sua forma em espiral que dificulta que o sebo se espalhe por todo o cabelo. Este tipo de cabelo necessita de hidratação extra e aprecia cremes e máscaras protectoras e nutritivas: manteiga de karité, óleo biológico de coco, óleo biológico de jojoba e de abacate

O que pode fazer? adoptar uma alimentação equilibrada; fazer massagens ao couro cabeludo para estimular a circulação sanguínea e a produção de sebo; aplicar amaciador e/ou máscaras nutritivas à base de óleos e manteigas vegetais (deixar actuar 20 minutos com uma toalha quente enrolada à volta da cabeça, enxaguar e lavar com um champô suave). O que deve evitar? Lavar o cabelo com água muito quente ou com muito calcário; utilizar o secador; esfregar vigorosamente os cabelos húmidos com a toalha.

Manteigas Vegetais: Karité – aplicar directamente no cabelo como máscara antes do champô (ou misturar com outros ingredientes)

Óleos Vegetais: Abacate, coco, ricino, argão, jojoba – aplicar directamente no cabelo como máscara antes do champô (ou misturar com outros ingredientes).

Tratamento pré-champô à base de plantas 5

Esta quantidade dá para um tratamento (cabelo comprido). Aqueça o óleo de coco em banho-maria juntamente com o alecrim e a camomila (30 minutos). Deixe arrefece e deite a mistura num frasco hermético onde deverá permanecer durante uma semana. Posteriormente aqueça o óleo e coe de forma a retirar as plantas. Para utilizar: retirar uma pequena quantidade e aplicar no couro cabelo. Pentear o cabelo para espalhar o óleo. Enrolar uma toalha quente à volta da cabeça e deixar actuar durante 30 minutos. No final deve lavar o cabelo e enxaguar bem; juntar vinagre de sidra à água do último enxaguamento.

Tratamento para cabelos secos e frágeis 3

Aquecer ½ colher de óleo biológico de rícino, aplicar na pele da cabeça massajando suavemente e pentear para espalhar pelo cabelo; enrolar uma toalha quente à volta da cabeça; esperar 30 minutos antes de lavar.

Óleos essenciais: Ylang ylang, gerânio, cedro – adicionar 2 ou 3 gotas ao champô, máscaras ou outros preparados cosméticos.

Pó capilar: Amla (utilizado por exemplo em máscaras)

Cuidados específicos |Queda de cabelo

Uma queda excessiva pode dever-se a vários factores: uma alimentação inadequada, as alterações hormonais, o stress, a toma de determinados medicamentos, infecções, o pós-parto, o processo natural de envelhecimento, a utilização de produtos químicos agressivos, a escovação violenta, a alternância das estações. É importante perceber a causa. Deve evitar qualquer tratamento que seja agressivo para o cabelo.

Óleos essenciais: cedro, salva esclareia, alecrim, sândalo

Óleos Vegetais: ricino, jojoba, cominho preto, argan

Pó capilar: amla, urtiga

Tónico contra a queda de cabelo 6

Preparação: com a ajuda de um funil, deitar o hidrolato de rosas e o vinagre de sidra para um fraco de vidro escuro e juntar depois os óleos essenciais agitando bem.  Aplicação: Agite bem antes de utilizar. Faça uma massagem ao couro cabeludo com este tónico, comece pelo lado esquerdo da cabeça, aplique uma boa pressão com as pontas dos dedos para mobilizar o couro cabeludo. Repita a sequência para o outro lado. Passe os dedos várias vezes entre os cabelos de modo a “pentear” toda a cabeça com a ponta dos dedos (não é necessário humedecer previamente o cabelo).

Cuidados específicos | Caspa

A caspa é uma consequência da descamação excessiva do couro cabeludo.  Há dois tipos: a seca e a oleosa. Na caspa seca as películas são mais finas, na caspa oleosa (comum na adolescência) as películas são maiores e tendem a permanecer no cabelo. Diversos factores podem favorecer a formação de caspa: utilização de cosméticos inadequados, enxaguamentos incompletos, colorações, permanentes, stress, problemas emocionais, presença de fungos no couro cabeludo, fadiga, poluição.

Para evitar a caspa, é necessário acalmar e limpar o couro cabeludo. Não se deve escovar ou pentear o cabelo com força porque pode arranhar a pele da cabeça e provocar o aparecimento de caspa.

Tenha atenção à sua alimentação. O excesso de açúcar e de amidos pode provocar erupções cutâneas e uma alimentação rica em gorduras pode estimular as glândulas sebáceas e agravar o problema.

Óleos essenciais: gerânio, palmarosa, árvore do chá, patchouli, zimbro,  alfazema, eucalipto, alecrim – adicionar 2 a 3 gotas a um champô base ou a uma máscara capilar ou ao seu champô.

Óleos vegetais: jojoba, cominho preto: misturar os 2 óleos em partes iguais. Aplicar 1 a 3 colheres de sopa dessa mistura na pele da cabeça massajando suavemente. Deixar actuar 2 horas ou idealmente durante a noite. Lavar o cabelo. Poderá fazer esta máscara 1 a 2 vezes por semana4.

Pó capilar: Neem, tulsi, jujubeira

Tónico anti-caspa 6

Misturar e aplicar como na receita anterior do tónico anti-queda.

Fontes consultadas

(1) Aroma Zone

(2) Blog Simple Life Mom | 6 Homemade Dry Shampoo Recipes

(3) Brown Meredith, Vogue: o livro do corpo e da beleza

(4) Josephine Fairley, The ultimate natural beauty book

(5) Julien Kaibeck, Adoptez la slow cosmétique

(6) Christine Wildwood, aromaterapia

(7) Stephanie Tourles, organic body care recipes

Créditos imagem: Thiago Martins

One thought on “Cabelo Saudável: dicas e receitas naturais

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s