Óleo essencial bio de ylang ylang

O óleo essencial biológico de Ylang Ylang tem um aroma floral exótico e sensual. O seu nome significa “flor das flores” e é utilizado em muitos perfumes famosos.

Propriedades: calmante, afrodisíaco, anti-séptico, anti-depressivo, sedativo, tonificante, anti-bacteriano, anti-espasmódico

Este Óleo Essencial (OE) tem um efeito relaxante, segundo a aromaterapeuta Patricia Davis “talvez a propriedade física mais importante do ylang ylang seja a sua capacidade  de diminuir o ritmo respiratório excessivamente intenso e o ritmo cardíaco excessivamente rápido” (2). Assim, este OE é útil em situações de stress. É também utilizado para ajudar a melhorar o humor e aumentar a sensualidade.

Cosmética: é adequado para a pele seca e oleosa (já que tem um efeito regulador), tem um efeito tónico sobre a pele e sobre o couro cabeludo (2,4). Ajuda a regenerar a pele (4).

Combina muito bem com OE bio de limão e o OE bio de bergamota.

Diferentes utilizações

  • Difusão
  • Massagens (diluído)
  • Banhos aromáticos
  • Receitas de cosmética

R E C E I T A S

Para criar um óleo de massagem sensual: adicionar 2 gotas de OE biológico ylang ylang e 2 gotas de OE biológico de patchouli (ou de óleo essencial biológico de sândalo) a 10 ml de óleo biológico de amêndoas doces.

Óleo hidratante para o INVERNO: 6 gotas de OE bio de sândalo, 4 gotas de OE bio de laranja e 4 gotas de OE bio de ylang ylang em 60 ml de óleo de girassol (3).

Para tratar o amarelecimento da pele: 2 gotas de OE bio de alfazema, 2 gotas de OE bio de ylang ylang e 1 gota de OE bio de gerânio em 30 ml de óleo de girassol + algumas gotas de vitamina E (o equivalente a uma cápsula) (3).

Óleo Tonificante: 2 gotas de OE bio de ylang ylang, 5 gotas de OE bio de gerânio, 5 gotas de OE bio de alecrim em 30 ml de óleo vegetal, por exemplo óleo de abacate (4, adaptado).

Sinergia para difusão “Bom Humor”: encher um frasco de 10 ml com 6,5 ml de OE de bio de bergamota, 3 ml de OE bio de laranja doce e 0,5 ml de OE bio de ylang ylang. Utilizar de acordo com as instruções do difusor (5).

Banho anti-stress: encher um frasco com 3 ml de OE bio de alfazema, 2 ml de OE bio de ylang ylang, 5 ml de OE bio de tangerina. Juntar 6 a 10 gotas aos sais de banho ou óleo para o banho ou gel de banho neutro (1).

Precauções

  • Não aplique o óleo essencial puro directamente sobre a pele
  • Se tiver algum problema de saúde ou estiver a tomar alguma medicação consulte o seu médico antes de utilizar óleos essenciais
  • Não utilize este OE durante a gravidez
  • O seu perfume inebriante pode agravar dores de cabeça ou náuseas
  • O uso prolongado ou concentrações muito elevadas deste OE podem dar origem a náuseas e/ou dores de cabeça.

Esta informação destina-se a fins educacionais e não substitui, de forma alguma, aconselhamento com um profissional de saúde

1. Baudoux, Dominique, L’huile essentielle à tous les étages, Soliflor

2 Patricia Davis, Aromaterapia, São Paulo: Martins Fontes

3 Penny Rich, aromaterapia prática, dinalivro.

4 Willem, Jean-Pierre, Les huiles essentielles: médicine d’avenir, Éditions du Dauphin

5 Créditos | Aroma Zone

Créditos icon Freepik (autor) retirado do site flaticon.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s