Óleo essencial biológico de bagas de zimbro

zimbro

O óleo essencial de bagas de zimbro é anti-séptico, anti-reumático, adstringente, diurético, purificante e desintoxicante (actua na eliminação de toxinas e de fluídos).

Este óleo essencial é benéfico para as vias urinárias, circulação sanguínea, pele, digestão e sistema nervoso. É tradicionalmente utilizado como tónico, “sobretudo em períodos de convalescença e em que se tem um quadro geral de apatia devido a eliminação deficiente” (Patricia Davis).

Aplicações:

– Dores reumáticas e dores nas articulações:  utilizado em massagem (diluir num óleo vegetal) actua como um suave analgésico (Robert Tisserand).

– Sistema nervoso: ajuda a combater a ansiedade, a tensão nervosa e os problemas associados ao stress (inalação, difusão, no banho).

– Vias urinárias: utilizado no banho;banho de assento; em massagem na parte inferior das costas e na parte inferior do abdómen (diluído).

– Problemas menstruais (períodos menstruais irregulares): utilizado em banhos ou em massagem na região do abdómen (Patricia Davis).

– Pele: É eficaz em casos de acne; “pode ser um óleo essencial valioso no tratamento de uma série de afecções da pele, como eczemas (em especial aqueles com secreção), dermatites. Deve-se considerar a introdução do óleo de zimbro sempre que a cura de alguma afecção de pele se mostre muito vagarosa, mas nunca se deve esquecer que, uma vez que estimulará o organismo a libertar resíduos tóxicos, é possível que inicialmente se tenha a impressão de grande piora da pele antes que ela apresente uma melhora”; tem acção tónica na pele oleosa ou com acne; é “bastante eficaz no tratamento da celulite, uma vez que, neste caso, as toxinas acumuladas estão ligadas à retenção de líquidos” (Patricia Davis) – aplicar em massagem – diluído em óleo vegetal e misturado com argila.

– Cabelo – indicado para cabelos oleosos, útil para fortalecer o cabelo; anti-queda. Adicione algumas gotas ao seu champô.

– Limpeza/casa: É um excelente desinfectante doméstico: basta deitar algumas gotas num frasco borrifador (ou balde) com água para lavar azulejos, pisos, etc. Em difusão, é particularmente útil durante epidemias (purifica o ar).

– Animais: prevenção de pulgas e ácaros, borrife o local onde dormem os animais com algumas gotas deste óleo.

O óleo essencial de bagas de Zimbro “parece limpar a mente de “resíduos tóxicos”, da mesma forma como o faz com o corpo” (Patricia Davis).

Receita para afastar a letargia (em massagem) – Nicola Naylor

10 ml de óleo biológico de girassol

2 gotas de óleo essencial biológico de bagas de zimbro

2 gotas de óleo essencial biológico de alecrim

Bibliografia

Nicola Naylor, A cura pela aromaterapia.

Patricia Davis, Aromaterapia.

Robert Tisserand, A arte da aromaterapia.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s