Como fazer um difusor de ambiente ecológico

Já leram o artigo “Poluição do ar doméstico: um perigo silencioso e invisível” da revista Online EsmeraldAzul? Nesse artigo diz que “a poluição do ar que respiramos dentro de casa pode ser muito superior à do ar de uma rua do centro de uma cidade movimentada, levantando sérias preocupações para a nossa saúde.” O que podemos fazer para diminuir a poluição? “Eliminar todos os produtos que integrem aromas artificiais na sua composição: perfumes de casa, ambientadores, incensos, velas aromáticas. Ou seja, opte por produtos exclusivamente feitos com essências naturais”.

Como sabem, temos à vossa disposição vários difusores para perfumarem naturalmente a vossa casa e usufruírem dos benefícios dos óleos essenciais. Alguns óleos essenciais são calmantes (alfazema, tangerina), outros ajudam a aumentar a concentração (alecrim, hortelã-pimenta), outros são poderosos desinfectantes que purificam o ar que respiramos (canela, eucalipto, laranja, limão).

Hoje decidimos partilhar convosco como podem fazer um ambientador caseiro à base de pequenos paus que absorvem e difundem o aroma dos óleos essenciais de forma progressiva (ideal para espaços pequenos). É muito fácil de fazer:

Tudo o que precisam:

– Um frasco vazio (convém que a abertura do frasco seja pequena para que a evaporação seja o mais lenta possível, ou então tapem o frasco com uma rolha e perfurem-na)

– Paus de Madeira (por exemplo os paus que se utilizam nas espetadas) ou pequenos ramos (devem ter o dobro da altura do frasco) – o número de paus/varetas a utilizar dependerá do diâmetro da abertura do frasco

– Base: Óleo vegetal (por exemplo amêndoas doces) ou álcool (vodka por exemplo) + água (as quantidades dependerão do tamanho do frasco)

– Óleos essenciais (funciona melhor com óleos essenciais com aroma forte por exemplo canela, verbena, erva-príncipe, hortelã-pimenta, etc).

Caso optem por óleo vegetal: coloquem o óleo vegetal no frasco; depois coloquem os óleos essenciais e misturem bem (cerca de 20 a 25 gotas por cada 1/4 chávena de óleo vegetal ~ 60ml). Algumas receitas sugerem acrescentar uma pequena quantidade de vodka/álcool. Mantenham o frasco fechado durante alguns dias para intensificar o aroma ou então, se não quiserem esperar, coloquem os paus dentro do frasco. Demora algum tempo até que os paus fiquem completamente embebidos na mistura, para acelerar esse processo, podem revirar os paus passado algumas horas. De vez em quando, repitam esse procedimento (revirar os paus) para que continuem a libertar o aroma dos óleos essenciais.

Caso optem por álcool+ água: primeiro coloquem o álcool dentro do frasco; de seguida coloquem os óleos essenciais e misturem bem; depois juntem a água. Os passos seguintes são iguais aos referidos acima.

Algumas sugestões de misturas de óleos essenciais:

– Canela + cravinho + laranja doce (reconfortante; “aroma natalício”)

– Bergamota + gengibre + canela (reconfortante)

– Alfazema + gerânio (calmante)

– Erva-príncipe + Eucalipto (purificante)

– Hortelã-pimenta + laranja (revigorante)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s