Como fazer um difusor de ambiente ecológico

difusorambiente_oleosessenciais_circulobio

Já leram o artigo “Poluição do ar doméstico: um perigo silencioso e invisível” da revista Online EsmeraldAzul? Nesse artigo diz que “a poluição do ar que respiramos dentro de casa pode ser muito superior à do ar de uma rua do centro de uma cidade movimentada, levantando sérias preocupações para a nossa saúde.” O que podemos fazer para diminuir a poluição? “Eliminar todos os produtos que integrem aromas artificiais na sua composição: perfumes de casa, ambientadores, incensos, velas aromáticas. Ou seja, opte por produtos exclusivamente feitos com essências naturais”.

Como sabem, temos à vossa disposição vários difusores para perfumarem naturalmente a vossa casa e usufruírem dos benefícios dos óleos essenciais. Alguns óleos essenciais são calmantes (alfazema, tangerina), outros ajudam a aumentar a concentração (alecrim, hortelã-pimenta), outros são poderosos desinfectantes que purificam o ar que respiramos (canela, eucalipto, laranja, limão).

Hoje decidimos partilhar convosco uma “receita” de um difusor ambiente à base de pequenos paus que absorvem e difundem o aroma dos óleos essenciais de forma progressiva. É muito fácil de fazer.

Tudo o que precisam:

– Um frasco vazio (convém que a abertura do frasco seja pequena para que a evaporação seja o mais lenta possível, ou então tapem o frasco com uma rolha e perfurem-na)

– Paus de Madeira (por exemplo os paus que se utilizam nas espetadas) ou pequenos ramos (devem ter o dobro da altura do frasco)

– Óleo vegetal (amêndoas doces) ou água + Vodka/álcool

– Óleos essenciais

Como base podem utilizar o óleo de amêndoas doces ou água e um pouco de vodka/álcool. Caso optem pelo óleo vegetal, para 1/4 de chávena de óleo de amêndoas doces juntem (no mínimo) 12 gotas de óleos essenciais. Se optarem pela água (a evaporação é um pouco mais rápida, mas também funciona), para 1/4 de chávena de água, juntem um pouco de vodka ou álcool e 12 gotas (mínimo) de óleos essenciais (nós colocamos uma mistura de baunilha 6 gotas com laranja doce 6 gotas, tangerina 6 gotas e limão 6 gotas). Mantenham o frasco fechado durante alguns dias para intensificar o aroma ou então, se não quiserem esperar, coloquem os paus dentro do frasco. Demora algum tempo até que os paus fiquem completamente embebidos na mistura, para acelerar esse processo, podem revirar os paus passado algumas horas. De vez em quando, repitam esse procedimento (revirar os paus) para que continuem a libertar o aroma dos óleos essenciais.

8 thoughts on “Como fazer um difusor de ambiente ecológico

  1. Boa Tarde,

    Tenho uma dúvida em relação às quantidades descritas ao usar o óleo de amêndoas doces.

    Se eu colocar 1/4 de óleo de amêndoas doces num frasco de 100ml, só terei que encher 25ml isso não será pouco para 100ml de frasco?

    Obrigado pela vossa atenção

    • Boa Tarde Fábio, Obrigado pelo comentário. De facto é pouca quantidade. Antes de fazer esta receita, li que para 1/4 de chávena de óleo vegetal ou água (aproximadamente 59 ml) se deveriam adicionar 12 gotas de óleo essencial; ao escrever a receita devo ter feito confusão (entretanto vou corrigir). Na altura, também encontrei outra receita com quantidades diferentes: 70 ml de óleo vegetal e 30 gotas de óleo essencial. O frasco que vê na imagem é de 100 ml, e tem aproximadamente 55 ml de água um bocadinho de álcool e 12 gotas de óleos essenciais.

      • Bom dia,

        Desde já agradeço a sua disponibilidade.

        Assim sendo qual é a formula que você já experimentou e que tem melhores resultados tanto a nível de durabilidade como a nível de difusão do aroma?

        Obrigado pela atenção.

  2. Bom dia Fábio, a fórmula que experimentei foi a que referi em último lugar, com água, álcool (vodka) e óleos essenciais. Resulta bem para espaços pequenos. A outra receita com óleo vegetal nunca experimentei. O blog aproveitar a vida reuniu algumas dicas interessantes em relação a este tema http://aproveitaravidaja.blogspot.pt/2014/09/dicas-para-ambientadores-caseiros.html Caso experimente, depois partilhe connosco a sua experiência 🙂 Obrigado.

    • Boa tarde,

      Obrigado pelas suas dicas.

      Em relação à sua experiência o que aconselha a nível de óleos essenciais? Li que têm que ser os de nota alta? Por exemplo Alfazema como é um aroma suave não irá servir para difusor de ambiente neste caso.

      Tive a ver e por ser talvez mais prático e económico vou testar primeiro a formula agua+vodka. Que conselhos me dá para que o aroma dure mais tempo, ou qual é a durabilidade do mesmo? Com que frequência você tem que adicionar gotas nesta formula?

      Estou a fazer estas perguntas todas porque queria oferecer como presente para este natal, e de certa forma não queria que as pessoas ficassem desapontadas 🙂

      Obrigado pela sua atenção

  3. Sim quanto mais forte for o aroma melhores resultados terá (eucalipto, cravo, baunilha, hortelã, canela…). Aqui já experimentámos a receita referida acima e também já experimentámos um ambientador só com hortelã-pimenta, outro só com erva-príncipe e outro com uma mistura de cravo e laranja doce. Todos funcionaram durante algum tempo. Gosto muito do de erva-príncipe … tudo depende dos aromas preferidos das pessoas a quem quer oferecer. Nesta época mais fria (e natalícia) a baunilha, a canela, o cravo…são aromas que ajudam a criar um ambiente acolhedor e familiar. Relativamente à durabilidade não lhe sei dizer ao certo (da próxima vez que fizer terei de anotar o dia em que faço e o dia em que começa a perder o efeito para lhe poder dar um feedback mais preciso)… É muito importante ir virando os paus para intensificar o aroma. Quando o líquido evapora, encho novamente o frasco com a mistura de água, vodka e óleos essenciais…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s