Diferentes utilizações do óleo de coco biológico

1 – Uma opção saudável para tempero e fritura: grande estabilidade, excelente fonte de ácidos gordos de cadeia média. Dá um sabor subtil aos seus cozinhados.

2 – Para fazer batidos ou smoothies. Receita de um batido muito nutritivo, que aumenta a energia e é bom para a pele: 2 chávenas de couve fresca, 2 chávenas de água, 2 chávenas de ananás, 1 banana, 2 colheres de sopa de óleo biológico de coco. No liquidificador misture a couve, a água e o óleo biológico de coco. Depois adicione a fruta e bata outra vez (a).

3 – O óleo de coco possui propriedades antibacterianas, antivirais e antifúngicas, podendo ser utilizado para criar um desodorizante caseiro: misture 6 colheres de sopa de óleo biológico de coco, 4 colheres de sopa de amido de milho biológico, 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio, algumas gotas de óleos essenciais (como por exemplo árvore-do-chá). Para ficar sólido basta adicionarem cera de abelha biológica (nesse caso coloquem a cera de abelha previamente ralada e o óleo de coco num recipiente de vidro. Levem ao lume ao banho-maria, mexam até que a cera derreta completamente, retirem do lume, juntem os pós, mexam muito bem e depois juntem os óleos essenciais) (b)

4 – Adicionem algumas gotas de óleo essencial de Hortelã-Pimenta ou erva-príncipe ao óleo biológico de coco parar criarem um repelente de insectos natural.

5 – O óleo biológico de coco ajuda a manter a pele suave e hidratada (mantém a humidade natural da mesma) e é facilmente absorvido pela pele, podendo ser utilizado como Loção corporal: depois do banho aplicar óleo de coco directamente na pele.

6 – Oil Pulling: actua na saúde dos dentes e gengivas, protege contra as cáries, combate o mau hálito e fortalece as gengivas. Bochechar com óleo de coco virgem biológico de preferência de manhã e em jejum. Colocar aproximadamente uma colher de sopa de óleo na boca; movimentar o óleo devagar: “mastigar”, fazer passar entre os dentes por 15 minutos. Depois cuspir e enxaguar a boca com água (c). Mais informações sobre esta técnica aqui.

7 – Remover a maquilhagem, aplicar no rosto e remover com uma luva ou disco de algodão biológico.

8 – Para amaciar e dar brilho ao cabelo. Podem aplicar directamente no cabelo seco ou apenas nas pontas (deixando actuar algumas horas). Podem também fazer uma máscara como esta: 10g de alecrim biológico, 10g de100 ml de óleo biológico de coco. Picar o alecrim. Deitar o alecrim picado num recipiente de vidro e juntar a camomila e o óleo biológico de coco. Levar ao lume em banho-maria durante 30 minutos. Retirar do lume, deixar arrefecer e colocar num recipiente com fecho hermético. Fechar e deixe repousar por uma semana. Depois aquecer outra vez a mistura e coar para retirar as plantas. Retirar uma pequena quantidade do produto e aplicar fazendo uma massagem no couro cabeludo. Aplicar em todo o cabelo; envolver o cabelo numa toalha quente e deixar actuar por 30 minutos. Depois deve-se lavar o cabelo normalmente (J. Fairley – d).

9 – Misturado com sais dos himalaias dá origem a um óptimo esfoliante facial. Podem também combinar açúcar e óleo de coco biológico em partes iguais para criar um esfoliante corporal suave (utilizar no banho) (f).

10 – Como é rico em antioxidantes, podem adicioná-lo às vossas preparações anti-envelhecimento ou utilizá-lo directamente na pele como creme facial.

(a) receita retirada do blog simple green smoothies

(b) receita retirada do site da marca Dr. Bronner

(c) Wolfram, Katharina (1997). O uso medicinal de óleos vegetais: um método prático e eficaz de desintoxicação. São Paulo: Editora Pensamento.

(d) Fairley, Josephine (2004). The ultimate natural beauty book. Silverdale books.

(e) Blog Wellness Mama

Créditos imagem: Andrzej Gdula

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s