Dicas para combater o acne

O acne é muito comum, especialmente na adolescência, devido a alterações hormonais próprias da puberdade que causam o aumento da actividade das glândulas sebáceas que produzem uma gordura chamada sebo. O excesso da substância oleosa, o sebo, obstruí os poros dando origem a borbulhas, pústulas (borbulhas com pus), quistos…

Uma alimentação saudável e equilibrada é o primeiro passo para uma pele saudável.

Algumas plantas em infusão ou na forma de óleos essenciais e vegetais ajudam a tratar e a prevenir o aparecimento de acne:

ÓLEOS ESSENCIAIS: alfazema (bactericida; promove o crescimento de células novas e saudáveis; tem um efeito regulador), bergamota (bactericida, adstringente, antidepressiva), árvore do chá (bactericida), gerânio (efeito regulador, equilibra a secreção de sebo) zimbro (adstringente, desintoxicante, anti-séptico), cedro (anti-séptico e adstringente suave), cravinho (anti-bacteriano, antiséptico), loureiro (antibacteriano, anti-inflamatório).

ÓLEOS VEGETAIS: tamanu (anti-inflamatório, cicatrizante, efeito regenerador), Cominho Preto (anti-séptico, anti-inflamatório), calêndula (anti-inflamatória, regeneradora), jojoba (efeito regulador, cicatrizante, regenerador)

Diluam o óleos essencial num óleo vegetal e coloque essa mistura num frasco roll on, é prático e evita que toquem nas borbulhas durante o dia; apliquem sempre que necessário.

Exemplo de receitas

Receita 1

15 ml de óleo base (por exemplo óleo de calêndula ou jojoba) + 2 gotas de bergamota, 2 gotas de zimbro, 2 de árvore do chá (adaptado de Erich Keller).

Receita 2

Diluir 2 gotas de óleo essencial biológico de árvore do chá,  2 gotas de óleo essencial de alfazema, 2 gotas de óleo essencial de loureiro em 15 ml de óleo vegetal. Aplicar (adaptado | Dr. Jean-Pierre Willem).

Receita 3

Misturar o óleo biológico de cominho preto com outro óleo vegetal bio e adicionar óleo essencial biológico de árvore do chá (para 15 ml de óleo vegetal 6 gotas de óleo essencial).

INFUSÕES: Camomila (acalma a inflamação), tomilho (desinfecta e limpa), cavalinha (cicatriza e remineraliza), calêndula (promove a reparação da pele e tem propriedades anti-inflamatórias). Deve-se limpar a pele 2 vezes por dia com infusão de tomilho, camomila e cavalinha. Poderão alternar com a aplicação directa de sumo de limão acabado de espremer (Áurea Gómez).

Outras Sugestões:

– Aplicar máscaras de argila (misturar a argila com uma infusão das plantas acima referidas) para desintoxicar, acalmar e regenerar.

– Massajar a zona afectada com mel  (suaviza e regenera a pele) misturado com umas gotas de óleo de rosa mosqueta (grande poder de regeneração), deixar actuar por 10/15 minutos e enxaguar (Áurea Gómez)

– Máscara equilibrante: efeito regulador, equilibra a secreção de sebo: 1 colher de sopa de argila vermelha, hidrolato de gerânio, 2 gotas de óleo essencial de gerânio. Misturar os ingredientes com uma espátula de madeira. Aplicar no rosto. Deixar actuar por 20-30 minutos. Enxaguar (Stephanie Tourles).

– Aplicar na zona afectada 1 gota de óleo essencial de árvore do chá diluída em óleo de jojoba (Dominique Baudoux).

– Sabonetes de árvore do chá da marca Dr. Bronner.

– Limpar a pele com a esponja Konjac com carvão de bambu. O carvão de bambu é um antioxidante natural e ajuda a eliminar as bactérias que causam o acne.

Bibliografia

*Patricia Davis. Aromaterapia. Editora Martins Fontes/Erich Keller. Guia completo de aromaterapia. Editora Pensamento.

Áurea Gómez. Cómo tratar el acné juvenil. Revista Integral n.º 354

Stephanie Tourles. Organic body care recipes.

Dominique Baudoux. L’huile essentielle à tous les étages. Soliflor

Dr. Jean-Pierre Willem. Les Huiles essentielles: médecine d’avenir. Éditions du Dauphin.

Dr. Norman Shealy. Enciclopedia ilustrada de remedios naturales.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s