Preparem-se para o verão e para as férias

6 óleos essenciais muito úteis para levarem convosco nas férias ou para utilizarem nestes meses de calor:

Árvore do Chá –  propriedades anti-fúngicas, anti-bacterianas e anti-sépticas. Ideal para levarem convosco nas férias. Diluindo uma parte de óleo essencial em nove de óleo base, obtém-se um primeiro-socorro que pode ser utilizado para pequenos cortes, queimaduras, acne, picadas de insecto, herpes, bolhas… Muito eficaz para tratar infecções causadas por fungos. Também ajuda a manter as pulgas afastadas dos animais.

Alfazema – é suave, muito versátil e é um dos óleos mais utilizados em aromaterapia, especialmente devido às suas propriedades relaxantes e anti-sépticas. Ajuda a aliviar queimaduras solares e picadas de insectos – adicionem algumas gotas a uma loção/óleo base ou apliquem directamente a água floral de alfazema.

Erva-príncipe – alivia os sintomas de jet lag – deitem algumas gotas num lenço ou numa bola de algodão e inalem durante e depois do voo; ajuda a repelir insectos, adicionem algumas gotas ao vosso difusor. Desodorizante, bactericida, útil para o excesso de transpiração – deitem quatro gotas de óleo essencial num pano e esfreguem nas palmilhas das vossas sapatilhas/sandálias; umas gotas deste óleo num banho de pés ajudam a reduzir o suor.

Citronela – óptimo para repelir insectos: Adicionem algumas gotas ao vosso difusor. Outra alternativa é aplicarem 5 gotas directamente nas bainhas de cortinados. Algumas gotas de óleo na almofada ou colchão.

Hortelã-pimenta – podem utilizá-lo para fazer um spray ambiente refrescante (à base de álcool e água ou glicerina e água) ; para refrescarem os pés cansados, adicionem quatro gotas a uma bacia com água. Também pode ser utilizado para repelir insectos: adicionem algumas gotas ao vosso difusor. Algumas gotas nas superfícies da cozinha afastam as formigas. Ajuda a aliviar náuseas quer de viagem quer ao despertar (deitar algumas gotas num pano/bola de algodão/inalador e inalar ou adicionar algumas gotas ao vosso difusor carro) e também ajuda a aliviar picadas de insecto (diluir o óleo e aplicar).

Eucalipto – em difusão tanto para manter um aroma fresco como para manter as moscas afastadas;

Outras sugestões:

  • Protector solar natural: oferece uma protecção botânica e mineral para peles sensíveis de todas as idades. Rico em antioxidantes e com protecção de largo espectro UVA & UVB;
  • Loção pós-solar: o Aloé Vera suavizante e a Manteiga de Karitê ajudam a reparar a pele enquanto a camomila e o óleo de caroço de alperce a acalmam, ajudando a aliviar a sensação  de picada;
  • Óleo corporal repelente: com um aroma deliciosamente refrescante de limão, tem o benefício de manter afastados os mosquitos.
  • Óleo biológico de calêndula – é um óleo suave e calmante. Rico em vitaminas, promove a reparação da pele e tem propriedades anti-inflamatórias. Ideal para cortes e arranhões, pele inflamada, pequenas queimaduras, erupções cutâneas.
  • O creme hidratante travel da marca Australian Bush Flower Essences, contém óleos essenciais, manteigas vegetais, extractos de plantas e essências florais australianas que protegem a pele em caso de permanência em ambientes fechados ou pouco arejados. Ideal para viagens (de curta ou longa distância). A mistura de essências florais travel destina-se a aliviar o stress relacionado com viagens. Assim, esta mistura ajuda-nos a manter a calma e o equilíbrio durante períodos de viagem para que cheguemos ao nosso destino refrescados e com energia (disponível também em gotas, e spray)
  • A loção biológica hidratante de hortelã-pimenta da marca Dr. Bronner possui uma textura suave e não gordurosa; devido às propriedades do óleo essencial de hortelã-pimenta, esta loção é ideal para levarem convosco nas férias, para acampamentos, para desportos ao ar livre.
  • O higienizador de mãos de alfazema da Dr. Bronner com apenas 4 ingredientes desinfecta e limpa as mãos sem necessidade de água, deixando um agradável aroma a alfazema. Super prático e eficaz. Caso prefiram um higienizador sem álcool e neutro, poderão experimentar o da marca Bentley Organic.  Esta marca também tem um higienizador adequado os mais pequeninos.
  • Os sabonetes líquidos da marca Dr. Bronner são multi-usos (18 em 1), ideais para levarem convosco nas férias. Um só produto que pode ser utilizado por toda a família para diferentes fins como lavar o cabelo; como gel de banho; para lavar a roupa, a loiça, o chão; para barbear…
  • Esponjas Konjac Kit viagem Duo: o companheiro de viagem ideal. Podem levá-lo convosco na bagagem de mão e oferece-vos tudo o que precisam para manter a vossa pele fresca e radiante mesmo estando longe de casa. 100% naturais, as esponjas de fibras vegetais konjac são perfeitas após um voo ou exposição a factores ambientais extremos.
  • Chá verde – proporciona inúmeros benefícios para a saúde; as folhas do chá podem ser usadas externamente para acalmar picadas de insecto, edemas e queimaduras solares;
  • Aproveitem as férias para ler o fabuloso livro “Escuta o teu Corpo” da Miss kale: cheio de imagens bonitas e conselhos preciosos, este livro inspirador ajuda-nos a alcançar um pleno estado de harmonia.

Se vão viajar de avião estes produtos têm o tamanho ideal:

Leiam também o nosso artigo sobre dicas naturais para afastar os mosquitos

Bibliografia:

Penny Rich, aromaterapia prática, dinalivro.

Andrew Chevalier, enciclopédia de plantas medicinais, selecções reader’s digest

Crédito fotografia: Link Hoang

Fotografias Produtos: Círculo Bio; @drbronners_australia (respost de @ericajanehealth), @odylique ; @konjacspongecompany (repost de: Liselotte Asmussen )

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s