Dentes e boca saudável

O círculo bio comercializa as pastas de dentes da marca Urtekram com certificação biológica e vegan e as pastas de dentes Jack N’Jill para os mais pequeninos com ingredientes biológicos certificados.

Além dos cuidados com a alimentação e de uma escovagem adequada dos dentes, as lavagens bucais ajudam a manter a boca saudável (a):

SALVA: fazer uma infusão (1 colher de chá de folhas de salva em ¼ de litro de água) e bochechar durante alguns minutos. Tem um efeito anti-séptico. As folhas de salva finamente moídas servem para branquear os dentes.

CAVALINHA: Fazer uma infusão (1 colher de chá da planta para ¼ de litro de água) e bochechar. Útil para fortalecer as gengivas e melhorar o equilíbrio mineral.

“OIL PULLING” – actua na saúde dos dentes e gengivas, protege contra as caries, combate o mau hálito e fortalece as gengivas. Bochechar com óleo vegetal prensado a frio, biológico (óleo de sésamo, girassol, coco, azeite) de preferência de manhã e em jejum. Colocar aproximadamente uma colher de sopa de óleo na boca; movimentar o óleo devagar: “mastigar”, fazer passar entre os dentes por 15 minutos. Depois cuspir e enxaguar a boca com água (b).

O óleo essencial de cravinho é um dos anestésicos naturais mais eficazes, diluído pode ser utilizado para aliviar dores de dentes – 1 gota num copo cheio de água e bochechar. O óleo essencial de loureiro e árvore do chá são úteis em casos de inflamações.

Para refrescar o hálito mastigar folhas de hortelã-pimenta (ou tomar uma infusão de hortelã ou funcho).

O própolis (substância resinosa recolhida pelas abelhas) é um antibiótico natural, útil em caso de inflamação, abcessos dentários (c). Deite umas gotas de própolis na água e bocheche.

Dentífrico (adaptado de uma receita de H. Berton)

25 ml de óleo biológico de sésamo

5 ml de óleo biológico de calêndula

6 gotas de óleo essencial biológico de árvore do chá

2 gotas de óleo essencial biológico de cravinho ou loureiro

2 gotas de óleo essencial biológico de hortelã-pimenta

Misture os ingredientes.

Aplique 3 a 5 gotas da mistura na escova de dentes.

Esta preparação é anti-séptica, refrescante e regenera as gengivas.

dentessaudaveis234

(a) Gema Ruiz & Dr. José Ribot. Dientes sanos: prevenir es la mejor solución. Revista Cuerpomente n.º 68, Dezembro de 1997, p.55.

(b) Wolfram, Katharina (1997). O uso medicinal de óleos vegetais: um método prático e eficaz de desintoxicação. São Paulo: Editora Pensamento.

(c) Senne, André. Propolis: le complémente alimentaire de la santé. Quimper: Éditions du Palémon.

One thought on “Dentes e boca saudável

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s